Para ajudar você, reunimos algumas dicas objetivas para compreender mais sobre o assunto e prevenir doenças.
Afinal, o que são os germes?
GERME é um termo utilizado para descrever diversos micro-organismos causadores de doenças, como vírus, fungos, bactérias e protozoários. Embora grande parte deles sejam nocivos à saúde, existem outros que são inofensivos e que geram benefícios aos seres vivos, como os probióticos.
Como se espalham
A maioria dos germes se desenvolve em qualquer ambiente úmido, com exceção do vírus que precisa estar dentro do hospedeiro para transmissão de doenças. Todos os outros, podem se propagar por meio do contato com secreções de pessoas infectadas e superfícies, água ou alimentos contaminados. Além disso, eles podem se deslocar pelo ar em pequenas partículas de poeira ou em gotículas de água.
Os locais favoritos dos germes
Existem alguns lugares que já possuem fama por abrigar micro-organismos, como maçanetas, carrinhos de supermercado e edredons.
Alguns outros exemplos são: torneiras, celulares, áreas onde o lixo é descartado, esponjas, escovas de dente e até mesmo os animais de estimação quando infectados. Mas não se preocupe, você não está completamente desarmado nessa batalha. Existem medidas que podem ser tomadas para eliminar e conter a propagação dos germes ao seu redor.
Dicas para impedir a contaminação e proliferação de germes
Você com toda certeza já ouviu muitos alertas para "lavar as mãos com frequência" e "arejar os ambientes". Essas medidas são essenciais para barrar a proliferação desses microorganismos evitando que transporte germes de diferentes ambientes e que esses fiquem circulando e presos ao seu redor (respectivamente).
Mas além desses cuidados é importante estar atento:
Escritório
Você tem mais colegas de trabalho do que imagina...o teclado de um computador ou a tela de um celular podem chegar a ter 30 vezes mais microorganismos do que um banheiro limpo.
Lembre-se de higienizar sua mesa com frequência e passar álcool em gel nas mãos. Lavar com água e sabão mantém a sua segurança e a dos seus colegas.
Aviões
Mesmo sem passagem marcada, os germes pegam uma carona. É recomendado higienizar os acentos e locais de contato durante o trajeto. Lenços e álcool gel são aliados!
Escova de dentes
As escovas dentais são expostas a água, creme dental, restos de alimentos e bactérias pelo menos duas vezes ao dia e, caso você tenha contraído um resfriado ou uma gripe recentemente, elas ainda podem abrigar algum vírus.
A Associação Americana de Odontologia (ADA) explica que embora não exista um consenso sobre os danos que esses microrganismos possam causar à saúde, a ADA recomenda que o creme dental e os restos de comida sejam removidos das escovas dentais depois da escovação, enxaguando completamente as cerdas com água limpa.
Lembre-se de posicionar as escovas com a extremidade do cabo para baixo e sem encostar em qualquer outra que esteja no mesmo local.
Cozinha
Já revelamos por aqui como a cozinha pode ser o cômodo da casa preferido de moradores indesejáveis.
Mas aqui vão algumas dicas para você não esquecer:
- O ideal é trocar panos e esponja ao menos uma vez por semana;
- Utilizar produtos desinfetantes para higienizar utensílios, evitando contaminação cruzada;
- Higienizar adequadamente frutas, legumes e demais alimentos.
E, assim, como as demais medidas de prevenção e higienização básicas de limpeza listadas anteriormente, esses objetos devem ser desinfetados adequadamente. Alguns equipamentos de esterilização doméstica garantem uma germificação eficaz, como é o caso do Astro.
Restaurantes e consultórios são ambientes que possuem circulação frequente de pessoas. Por esse motivo, as estratégias de higienização e prevenção por parte das empresas devem ser mais rígidas. A UV-PRO garante acesso a equipamentos e artigos para estimular a prática.
Já clientes e pacientes devem redobrar os cuidados. Lavar as mãos, usar álcool em gel e garantir que mesa e cadeira estejam higienizadas.
⠀
Lembre-se que o melhor caminho para uma vida saudável é a prevenção!