Clínicas estéticas, odontológicas e outras categorias de serviços que não se encaixaram em um primeiro momento como atividade essencial, precisaram inventar a roda para buscar todo o potencial de segurança necessário para seguir suas atividades. Agora, com o avançar da campanha de vacinação e a expectativa de volta à normalidade para o comércio, a desinfecção total de ambientes virou pauta obrigatória para se destacar no mercado.
Em artigo escrito pelo Sebrae, sob a pauta "perguntas e orientações para a abertura dos serviços de beleza" algumas medidas foram propostas para garantir o atendimento seguro do consumidor e, também dos profissionais que trabalham no local.
CHECK LIST DE LIMPEZA PARA A SUA ESTÉTICA
1. PIT STOPS
Organize um espaço para área de chegada de seus clientes, onde é possível e confortável, para a higienização das mãos com álcool em gel e solas de sapato com borrifador de álcool 70%.
2. BEM GRANDINHO...
Oriente seus clientes a não levarem acompanhantes e/ou animais de estimação.
3. SÓ FAÇA ATENDIMENTOS MEDIANTE AGENDAMENTOS
Ao divulgar e garantir que o seu público saiba dessa norma, você reduz as possibilidades de filas e aglomerações.
4. NÃO DEIXE ESCAPAR NENHUM DETALHE
Antes de começar suas atividades do dia a dia, realize a limpeza e a desinfecção química de todos os materiais expostos em locais de contato com o cliente como poltronas, bancos, mesas.
- Desinfecção química: 250ml de água sanitária para 1L de água.
5. VENTILAÇÃO NATURAL: Deixe o ar "correr"
Caso o decreto vigente em sua região permita o uso de ventilação artificial, como o uso de ar condicionado, investir na limpeza frequente de filtros.
6. Distribua álcool em gel em todas as bancadas de atendimento, recepção, banheiros, copas e afins.
7. Tenha um cartaz informativo com os sistemas da covid-19. Você pode usar o seguinte texto:
- Você apresenta tosse?
Você apresenta febre?
Você esteve perto de alguém exibindo esses sintomas nos últimos 14 dias?
Você mora com alguém doente ou em quarentena?
Procure auxílio médico na região (dados de contato).

CLÍNICAS JÁ FAZEM USO DA TECNOLOGIA UV-C PARA GARANTIR ESTERILIZAÇÃO TOTAL
A tecnologia UV-C foi inicialmente utilizada na China, instaladas no transporte público, as lâmpadas já estão em teste nos Estados Unidos e já acumulam relatos de uso no Brasil.
A Dra. Rose de Pietro, em entrevista a Saúde Bussines, defende que a tecnologia ajuda a combater diversas bactérias, fungos e germes suspensos no ar. " O procedimento é feito com total segurança não só nos consultórios, mas também na sala de esterilização dos equipamentos, além de um rígido protocolo de monitoramento e supervisão da sua utilização que requer uma série de cuidados especiais” explica a Dra. que revelou adotar a prática antes mesmo do surto pandêmico no país.
Tecnologias de ponta como a UV-PRO, garantem uma eficiência de até 99,9% contra agentes nocivos à saúde. Clique aqui e conheça quais produtos e espaços é possível desinfectar com a solução.