De acordo com um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS) em parceria com a Universidade de Barcelona para a empresa de limpeza Sanytol, os hábitos de limpeza que temos podem transformar uma casa em um lugar bastante propício para a transmissão de doenças.
A pesquisa não surpreendeu ao revelar que o banheiro é o local com maior concentração de germes em uma residência. Mas, ele também é o cômodo que se limpa com mais frequência e muitas vezes acaba não sendo tão “perigoso”, quanto locais que acabam sendo esquecidos dentro de casa - e consequentemente acumulando bactérias e outros tipos de microorganismos.
Veja o ranking dos espaços da casa que podem colocar em risco a saúde da sua família.
1) Banheiro
2) Esponjas e panos de cozinha
3) Pia
4) Tábuas para cortar
5) Chão
6) Celulares e outros dispositivos eletrônicos
7) Maçanetas
8) Sacolas plástica
9) Brinquedos
10) Cobertores e lençóis.

GUIA PARA A LIMPEZA IDEAL
Diante dessa preocupação, é importante buscar a melhor maneira de desinfetar roupas, objetos e ambientes de forma correta e eficaz. Por isso, além de fazer uma limpeza “pesada”, usar a tecnologia a favor da saúde nunca foi tão importante.
1. Superfícies
Dica: Usar luvas descartáveis ao limpar e desinfetar superfícies.
As luvas devem ser descartadas após cada limpeza. Se forem usadas luvas reutilizáveis, devem ser lavadas com água e sabão e dedicadas somente à limpeza e desinfecção de superfícies e não devem ser usadas para outros fins. Lave as mãos com água e sabão imediatamente após a remoção das luvas, por pelo menos 20 segundos.
2. Para superfícies macias (porosas) como: piso com carpete, tapetes e cortinas, remova a contaminação visível, se presente, com água e sabão.
Dica: retire temporariamente cortinas e tapetes da casa.
Após a limpeza: lave os panos utilizados na limpeza usando água quente e seque completamente.
3. TECNOLOGIA
Para garantir a máxima eliminação desses microrganismos e preservar a sua saúde e da sua família, usar a tecnologia ultravioleta como ferramenta nesse combate é uma excelente estratégia.
Essa tecnologia é usada há mais de um século para esterilização de hospitais, aviões, escritórios, fábricas e água – onde seu uso começou. Ela é fundamental para higienizar água potável, pois alguns parasitas são resistentes à desinfetantes químicos.
Conheça os produtos UV-PRO que eliminam até 99,9% dos vírus e bactérias presentes na sua residência.