Limpar sua casa não precisa ser uma tarefa árdua e demorada.
A maneira mais simples de manter sua casa limpa de forma confiável? Siga um cronograma de limpeza. Não é tão assustador quanto parece. Na verdade, quando configurado corretamente, é exatamente o oposto. "Uma programação de limpeza para toda a casa permite que você se sinta menos estressado porque você sabe que limpo e arrumado nunca está tão fora de alcance", diz Aby Garvey, especialista em organização e produtividade da Simplify 101. "Se você notar estantes empoeiradas na terça-feira, por exemplo, e souber que quarta-feira é o seu dia de limpeza, é muito menos inquietante do que se você não tivesse ideia de quando começaria a limpar novamente."
O truque está em criar um cronograma realista que realmente funcione para você e sua casa. Dependendo do tempo que você tem disponível, isso pode significar uma programação de limpeza semanal ou uma programação de limpeza mensal.
Etapa 1: Prepare-se
Primeiro, você precisará definir uma rotina de limpeza que anote exatamente o que deve acontecer para que você tenha uma casa bonita e limpa. Pegue um instrumento de escrita e uma prancheta. Prepare-se para percorrer seu espaço, cômodo por cômodo, fazendo um inventário realista das áreas e tarefas que farão parte de sua programação de limpeza profunda.
Etapa 2: Escolha suas salas
Liste todos os cômodos e áreas de sua casa que precisam de limpeza regular, incluindo corredores, escadas e entradas. Deixe as áreas que você não usa com frequência, como o armazenamento ou o quarto de hóspedes, fora do seu cronograma de limpeza regular. Trabalhe com eles em sua programação de limpeza doméstica sazonalmente ou conforme necessário.
Etapa 3: identificar tarefas de limpeza
Visite cada cômodo em sua programação de limpeza, um por um, e olhe ao redor. Liste todas as tarefas de limpeza que você precisa realizar regularmente. Ordene os itens de cima para baixo (do teto ao chão), da mesma forma que você usará para limpar.
Etapa 4: construir nesta lista
Ao começar a finalizar sua lista, aproveite esta lista de verificação básica de limpeza:
Todas as salas
Luminárias de poeira / ventilador de teto / teias de aranha de canto
Limpe maçanetas e batentes de porta de poeira
Poeira para peitoris, persianas, molduras, abajures e móveis
Pó bugigangas, livros, etc.
Sacuda os tapetes
Varrer ou aspirar / esfregar pisos
Cozinha
Limpe e higienize balcões e pia
Limpe o fogão, o forno e o exaustor
Limpe o micro-ondas por dentro e por fora
Limpe as frentes dos armários e eletrodomésticos
Banheiros
Espelhos limpos
Limpe e higienize balcões e pia
Limpe as frentes do armário
Limpe e desinfete o banheiro
Limpe e desinfete o chuveiro, a porta do chuveiro e a banheira
Etapa 5. Selecione a frequência
Decida com que frequência você deseja limpar cada quarto. A maioria dos espaços provavelmente precisa de uma limpeza semanal ou quinzenal, mas considere seu estilo de vida ao determinar a frequência de sua programação de limpeza de toda a casa. Se sua família fica longe de casa na maioria dos dias de semana, por exemplo, talvez você não precise limpar com tanta frequência quanto alguém que fica em casa com filhos pequenos. Você também pode descobrir que os espaços públicos, como a cozinha e o banheiro de hóspedes, precisam ser limpos com mais frequência do que os espaços privados, como os quartos.
Etapa 6: Identifique seu estilo de limpeza
Agora que você identificou as tarefas e a frequência de limpeza, é hora de decidir como limpar sua casa. Experimente uma das três opções a seguir:
Um (ou dois) e concluído: Limpe tudo em um dia. Alternativamente, se um bloco muito longo de limpeza parecer muito, divida sua lista pela metade e resolva ao longo de dois dias.
Sessões cronometradas: decida quais dias você limpará e por quanto tempo, como 30 minutos. Defina um cronômetro e comece no topo da lista. Limpe até que o cronômetro apite. No próximo dia de limpeza programada, continue de onde parou. Repetir.
Um quarto (ou dois) por dia: decida quantos dias você limpará. Em seguida, atribua áreas específicas a dias específicos. Por exemplo, segunda-feira: limpe a cozinha, a entrada e a lavanderia; Terça-feira: sala de estar e sala de jantar; Quarta-feira: banheiros; e quinta: corredor e quartos.
Etapa 7: Pratique sua programação de limpeza
Agende e comece a limpeza do primeiro mês. Considere o cronograma de limpeza mensal como um teste. Para evitar sobrecarregar a si mesmo, limite o tempo gasto em cada cômodo e planeje simplesmente continuar de onde parou na próxima vez. Lembre-se de que será mais fácil. Como qualquer coisa, é preciso prática antes que uma nova programação de limpeza doméstica funcione perfeitamente.
Etapa 8: Mantenha-se no caminho certo
Especialmente durante o mês de prática, use as dicas de programação de limpeza de especialistas de Garvey para ajudá-lo a se preparar para o sucesso:
Imprima sua lista de tarefas. Coloque-o em um protetor de plástico e coloque-o em seu balde de limpeza para que você sempre saiba exatamente quais tarefas realizar.
Agende compromissos de limpeza. Marque-os em seu calendário até que se tornem uma parte automática de sua rotina.
Dê uma folga. Se você achar que não consegue terminar suas tarefas de limpeza em um dia programado, não se estresse. Conclua uma sessão de limpeza abreviada e priorizada ou reprograme para um dia diferente.
Etapa 9: Reavalie sua programação
Depois que seu mês de prática terminar, analise como as coisas correram. Identifique o que funcionou e o que não funcionou. Se sua programação de limpeza não funcionou da primeira vez, faça deste o seu mantra: "Eu não falhei com a programação; a programação falhou comigo." Substitua as táticas que não funcionaram por novas no mês seguinte. Continue reavaliando mensalmente até chegar a um cronograma de limpeza que você possa cumprir.
Etapa 10: Torne isso um hábito
Melhore a sua programação de limpeza de toda a casa com estes melhores hábitos de limpeza.
Crie uma operadora. Carregue um carrinho de limpeza com seus produtos de limpeza favoritos. Leve-o com você de sala em sala para agilizar o processo de limpeza.
Limpe nos horários programados. Prolongue essa sensação de limpeza recente. Abasteça o banheiro e a cozinha com dispensadores de toalhetes de limpeza multiuso para limpeza rápida quando necessário.
Cuide da desordem. Se você não tem o hábito de guardar as coisas diariamente, acrescente "organizar" à sua lista de limpeza. É muito mais fácil limpar uma casa livre de sujeira na superfície.
Referência:
EDITORS, Bh&G. A Whole-House Cleaning Schedule You'll Actually Stick To. 2020. Disponível em: https://www.bhg.com/homekeeping/house-cleaning/tips/whole-house-cleaning-schedule/?. Acesso em: 25 out. 2021.