Obrigado! Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Oops! Ocorreu um erro ao enviar a sua mensagem.
Produtos
Tecnologia
Representantes
Blog
Contato

A regra dos 5 segundos funciona mesmo?

Noticia
por UV-PRO Esterilizadores
Compartilhe
Você já ouviu falar na regra dos 5 segundos? Trata-se de um conceito da cultura ocidental que determina que há uma margem de tempo em que é seguro pegar uma comida que caiu no chão para comer.
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp

Essa é uma crença comum, que considera que não há problema nenhum em ingerir um alimento que caiu no chão, desde que você seja rápido o suficiente para juntá-lo. Por muito tempo, esse foi um tema de discórdia entre cientistas. Mas testes realizados apontaram que, na verdade, essa regra não funciona.

Porém, um estudo publicado na Applied and Environmental Microbiology por pesquisadores da Universidade Rutgers confirmou que, quanto mais tempo o alimento ficar no chão, mais bactérias podem alcançá-lo, e que a contaminação inicia imediatamente, assim que o alimento atinge o chão.

O estudo também mostrou que o tipo da comida também interfere na velocidade em que ela será contaminada. Quanto mais úmida for, mais rápido as bactérias a atingem. 
Além disso, o material da superfície também influencia, sendo o aço inox a opção mais limpa e segura de todas.



Mas o que fazer quando o alimento cai no chão?

A origem desse conceito é incerta. O que sabemos é que muitas pessoas, no mundo todo, o tomam como verdade, de maneira equivocada.
Mas, afinal, o que fazer quando o alimento cai no chão? Já que, depois de atingir a superfície suja, nenhum alimento é 100% seguro para ser ingerido, o ideal é descartá-lo. 

Inclusive, diferente do que muita gente pensa, assoprar o alimento não faz com que as bactérias sejam eliminadas. Isso pode fazer com que alguma sujeirinha saia da superfície, porém, a contaminação microbiológica continua. Além disso, o assopro leva ainda mais microrganismos para o alimento.

Outra dúvida frequente de muitas pessoas é se o alimento que caiu no chão pode fazer mal para um cachorro, por exemplo. Apesar de o ideal ser o animal se alimentar apenas com ração e outras comidas produzidas especialmente para ele, se ele ingerir algum pequeno alimento que cair no chão, isso pode não fazer mal.

Isso porque o cachorro tem mais resistência a alguns organismos nocivos ao ser humano. Um cão em situação de rua come comida do lixo, do chão, etc. e, muitas vezes, não fica doente. Agora, se um humano fizer isso, as chances de ser contaminado são muito maiores.

Se você convive com crianças e animais de estimação que podem vir a ingerir alimentos que caírem no chão, o melhor a fazer é se certificar de que as superfícies estão o mais limpas possível.

Outra alternativa é utilizar equipamentos destinados especificamente para a esterilização de ambientes. A tecnologia UV-C garante até 99,9% de eficiência contra as principais bactérias e vírus, incluindo coronavírus, ácaros, SARS, Influenza e H1N1. 

Aqui na UV-PRO você encontra equipamentos destinados exclusivamente para o uso doméstico, perfeitos para higienizar ambientes e itens de uso pessoal diário. Assim, você garante mais praticidade para sua vida e muito mais segurança para toda a família.

Para isso, realize a higienização frequentemente com água e álcool. 
 

Leia também

5 truques de limpeza para casa!

Leia mais

Como fornecer mais segurança para seus clientes?

Leia mais

SAÚDE NA MELHOR IDADE: ENTENDA OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE DEVEM SER LEVADOS À RISCA

Leia mais