A luz ultravioleta já está presente em diversos setores do nosso dia a dia e agora, mais do que nunca, parece que veio para ficar. Então, vamos conhecer mais sobre ela!
A luz UV foi descoberta pelo físico alemão Johann Wilhelm Ritter (1776-1810) em 1801. Ritter estava realizando uma série de experimentos com cloreto de prata e um prisma, quando projetou um feixe de luz solar através do prisma, que separa o feixe de luz em suas cores componentes - o espectro da luz. Então ele aplicou cada cor ao cloreto de prata para ver o resultado. A luz vermelha provocou apenas uma pequena mudança, enquanto a luz violeta escureceu o cloreto.
Ritter colocou o cloreto na área luminosa logo após a luz violeta - região que não podemos ver - e o cloreto também foi escurecido. Portanto, concluiu que haveria alguma forma de energia ou outro tipo de onda naquela região logo após a luz violeta, que passou a ser chamada de luz ultravioleta ou UV.
Os raios UV podem ser produzidos artificialmente, por meio de uma corrente elétrica, através de um gás ou vapor.
Desde a sua descoberta, a luz UV vem sendo utilizada na medicina, na ciência, na indústria e também em linhas domésticas.