A luz UV foi descoberta por Johann Wilhelm Ritter, em 1801. Desde então ela vem sendo usada para muitos fins e está presente em diversas situações em nosso dia a dia.
Na medicina, as ondas ultravioletas são eficazes em matar bactérias e tornar vírus inativos. Os hospitais usam lâmpadas germicidas que produzem ondas de ultravioleta para esterilizar equipamentos, água e o ar em salas de cirurgia. Elas também são usadas para tratar acne e psoríase.
A Indústria de Alimentos e Medicamentos utiliza luz UV para desinfectar produtos e recipientes.
Já os cientistas aprenderam muito sobre a composição e os níveis de energia dos átomos estudando os raios ultravioleta. Especialistas também utilizaram a luz UV para aprender sobre as estrelas e galáxias distantes, analisando os raios que elas emitem. Fontes artificiais de luz ultravioleta são usadas para estimular os efeitos da radiação solar no estudo da deterioração de materiais expostos a luz do sol.
Atualmente ondas ultravioletas são usadas em muitas ocasiões do nosso dia a dia, como para identificar materiais pela perícia policial, através da luz UV incidindo sobre os mesmos.
Na conservação de alimentos ela também é uma grande aliada, tanto que já vem em alguns modelos de refrigeradores. A luz UV está presente também em processos como a despoluição da água e agora deve estar cada vez mais como verdadeira aliada forma de esterilização de ambientes e superfícies.