Rótulos em ervas compradas em lojas raramente revelam como as plantas são cultivadas, muito menos por quanto tempo os ingredientes ficam expostos à luz e a altas temperaturas enquanto armazenados em seus recipientes de plástico. Cultive as suas próprias plantas para garantir a melhor qualidade e potência de suas propriedades medicinais.
“O principal benefício é ser capaz de desenvolver um relacionamento com essa erva”, de acordo com Jen Bredesen, fito terapeuta e professora da California School of Herbal Studies. Até mesmo os jardineiros novatos podem cultivar remédios caseiros simples, como chás e pomadas, usando a lista de Bredesen das nove ervas medicinais mais fáceis de cultivar.
Confira as sugestões:
1. Calêndula (Calendula officinalis)
A calêndula é um antifúngico, antisséptico e aliado secular na cura de feridas. As pétalas dessas alegres flores parecidas com margaridas amarelas e laranja conferem propriedades calmantes à pele para muitos cosméticos naturais e cremes para fraldas. A calêndula é uma planta anual com livre semeadura que floresce durante toda a temporada. Faz uma bela adição a jardins com pleno sol. Colha as pétalas frescas.
2. Coentro ( Coriandrum sativum)
O coentro possui um sabor único que as pessoas amam ou odeiam. As folhas costumam enfeitar pratos mexicanos e tailandeses. As sementes, conhecidas como coentro, são o ingrediente principal dos caris indianos. Poucos pensam nesta planta como uma erva medicinal, mas pesquisas mostram que é um poderoso auxiliar digestivo e pode ser capaz de remover substâncias pesadas e outros agentes tóxicos do corpo. O coentro cresce melhor em um jardim fresco e úmido e rapidamente se recupera em climas quentes.
3. Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Os óleos, taninos e amargos nas folhas e flores perfumadas da erva-cidreira têm um efeito relaxante e antiespasmódico no estômago e no sistema nervoso. Pode ajudar a combater vírus como o herpes simples quando usado topicamente. A erva-cidreira é saborosa e delicada o suficiente para crianças quando preparada em chás ou tinturas à base de glicerina. Esta planta perene calmante e edificante forma uma bela mancha verde brilhante no jardim e é uma ótima planta para crescer fresca. A erva seca perde alguma potência depois de seis meses.
4. Hortelã-pimenta (Mentha x piperita)
Hortelã e hortelã-pimenta são sabores familiares em pasta de dente e goma de mascar. Ambos possuem um toque poderoso e refrescante, mas a hortelã-pimenta fornece um remédio mais forte do que seu primo culinário. Quando preparada na forma de chá, a hortelã-pimenta pode aliviar desconfortos digestivos, como indigestão e vômitos. Ele também pode aliviar os músculos doloridos quando aplicado topicamente como um líquido ou loção. Considere cultivar cada planta em seu próprio vaso grande.
5. Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Alecrim é o grande reavivado. Esta erva lenhosa perene estimula a energia e o otimismo e aguça a memória e a concentração, trazendo mais oxigênio para o cérebro. É uma alternativa maravilhosamente estimulante à cafeína quando você precisa desse segundo fôlego. Uma fileira dessas plantas de vida longa e tolerantes à seca forma uma bela sebe perene, amiga das abelhas. Você pode precisar apenas de uma planta em seu jardim - um pouco já ajuda muito.
6. Verbasco (verbascum thapsus)
As propriedades calmantes do verbasco podem ajudar a curar infecções respiratórias brônquicas. As folhas são comumente adicionadas às fórmulas para tosse. O robusto caule com flores amarelas emergirá de dentro de uma roseta de folhas grossas e peludas, atingindo o céu quase 2 metros.
7. Tomilho (Thymus vulgaris)
Os caules delicados e as folhas minúsculas desta cobertura do solo desmentem o tremendo poder atribuído a ela pelos europeus na Idade Média. Muitos acreditavam na capacidade da erva de aumentar a bravura e afastar pesadelos. Os fito terapeutas modernos contam com as propriedades antibacterianas e antissépticas dos óleos de tomilho para prevenir resfriados e gripes no inverno. Muitos cultivares existem além das espécies normais, incluindo variedades de frutas cítricas com sabor doce que são remédios para a barriga perfeitos para crianças.
8. Lavanda (Lavandula)
Há muito reconhecida por seu perfume doce, a lavanda também apresenta benefícios médicos como um antidepressivo suave que também pode beneficiar o sistema nervoso. Adicione óleo de lavanda ao banho para aliviar o estresse, a tensão e a insônia. Também é usado em cremes para tratar queimaduras solares e acne. Plantas lenhosas de lavanda preferem ambientes quentes, ensolarados e secos. As flores frescas são saborosas em pequenas doses quando adicionadas a saladas, mel, manteiga, limonada e até biscoitos amanteigados.
9. Camomila alemã ( Matricaria recutita)
Camomila delicada com aroma de maçã demonstra que suave não significa ineficaz. É cultivado principalmente por suas pequenas flores de barriga amarela.
A camomila é uma das melhores ervas para o tratamento de cólicas, estresse nervoso, infecções e distúrbios estomacais em crianças.
Estas ervas fáceis de cultivar trazem benefícios para a saúde do seu jardim e também da sua família. Eles também podem ajudar a repelir pragas nocivas de plantas mais sensíveis nas proximidades. Certifique-se de escolher plantas que se adaptem às condições de luz, água e temperatura do seu jardim. Por exemplo, alecrim, alfazema e verbasco são melhores para locais quentes e secos em pleno sol. Coentro e hortelã preferem áreas ricas e úmidas com sombra.
Referencia:
TEAM, The Healthline Editorial. Homegrown Herbal Remedies. 2017. Disponível em: https://www.healthline.com/health/herbal-remedies-from-your-garden#herbal-garden-allies. Acesso em: 02 set. 2021.